sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Brigadeiro

19 Julho 2013 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Brigadeiro

Brigadeiro é um docinho tipicamente brasileiro que hoje não está mais restrito às festinhas infantis. Felizmente hoje os brigadeiros frequentam inclusive as mesas dos mais requintados casamentos no Brasil.

Cada família possui sua própria receita, algumas utilizam o leite de condensado cozido, outras acrescentam gema, trocam o achocolatado por chocolate em pó. Semana passada fiz vários testes de receitas diferentes até encontrar a receita de brigadeiro que mais agrada a minha família. Antes de passar à receita, vale falar dos ingredientes que fazem toda a diferença na receita do brigadeiro: a manteiga e o chocolate em pó.

Para obter um bom brigadeiro é necessário utilizar manteiga de boa qualidade. Você pode até utilizar margarina ou uma manteiga de qualidade inferior, mas o brigadeiro não vai ficar tão gostoso. Por isso, opte pela manteiga de melhor qualidade (as francesas em geral são ótimas, e no Brasil temos a marca Aviação que também é muito boa).

De boa qualidade também deve ser o chocolate em pó da receita. Em geral os achocolatados e até algumas marcas de chocolate em pó possuem baixa quantidade de cacau em sua composição. Por isso, dê preferência para os que possuem a maior porcentagem de cacau. Uma ótima opção de chocolate em pó são os da marca belga Callebaut que possui diversos pontos de venda em São Paulo, Rio de Janeiro e até nas cidades do interior.

Passagem Gastronômica - Receita de Brigadeiro

Receita de Brigadeiro
Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó*
  • * A quantidade do chocolate varia de acordo com o gosto de cada um. Eu gosto bem escuro então coloco 4 mas se gostar mais clarinho coloque 3.
Preparo
  1. Em uma panela junte todos os ingredientes e coloque em fogo baixo. Mexa constantemente tomando o cuidado para sempre raspar as laterais do fundo da panela. Quando o brigadeiro começar a encorpar e estiver desgrudando do fundo da panela está pronto. Transfira o brigadeiro para uma vasilha untada com manteiga e espere esfriar para fazer as bolinhas e passar no granulado.
http://passagemgastronomica.com.br/2013/07/receita-de-brigadeiro/

Deixar um Comentário

2

Bah

Julho 23, 2013

Eu prefiro o brigadeiro de colher. Mais gostoso e mais prático, mas tb não dá pra ver o quanto estamos comendo rs.
Adorei esses granulados.

Kisu!

Patricia Cochoni

Julho 23, 2013

Eu amooo qualquer tipo de brigadeiro…rsrs. Esse granulado é muito gostoso! É da marca Callebaut!
Beijos