sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Roteiro de Paris

05 Março 2013 Viagens Passagem Gastronômica - Roteiro em Paris

Fizemos uma viagem super rápida para Paris. Normalmente eu tento montar alguns roteiros, peço algumas dicas para as amigas….mas dessa vez foi total sem programação. Não tinha me organizado e os poucos passeios em que havíamos pensado foram automaticamente excluídos assim que vimos a chuva e o frio na cidade.

De qualquer forma, vou fazer uma crítica dos passeios que fizemos, colocando os melhores primeiros pra ajudar quem vai pra Paris por pouco tempo. Aliás, antes de ir vale a pena dar uma olhada no blog Viaje na Viagem que faz uma comparação entre os passes de transporte disponíveis em Paris.

1. Catedral de Notre-Dame de Paris

Não importa quantas vezes você entre nessa catedral. Ela sempre te surpreende. O altar com a Pietra, e os vitrais com aquele azul profundo são, pra mim, os pontos mais impressionantes. A catedral é tida como uma das mais antigas em estilo gótico da França. Ela é dedicada a Maria, e por isso o nome Notre Dame (nossa Senhora).

Quando se fala na catedral muitos pensam no filme O Corcunda de Notre Dame (Disney). O que muitos não sabem é que o filme foi inspirado na obra homônima de Vitor Hugo publicada em 1831, na tentativa de conscientizar a população da necessidade de preservação da catedral.

Como a visitamos em dezembro, havia um presépio montado, lindo e bem detalhado. Na minha opinião é parada obrigatória em Paris. Mesmo que você já tenha visitado no passado.

Passagem Gastronômica - Catedral de Notre-Dame - Roteiro em Paris Passagem Gastronômica - Catedral de Notre-Dame - Roteiro em Paris Passagem Gastronômica - Catedral de Notre-Dame - Roteiro em Paris Passagem Gastronômica - Catedral de Notre-Dame - Roteiro em Paris Passagem Gastronômica - Catedral de Notre-Dame - Roteiro em Paris

2. Museu Pompidou – Centre Pompidou

O bom de Paris é que se o tempo estiver ruim (como aconteceu nessa nossa viagem) existem vários museus para se visitar. O museu Pompidou foi indicação da minha cunhada que disse que gostou tanto que foi duas vezes na mesma viagem. Trata-se de um museu de arte moderna com obras criativas e inusitadas.

No dia em que visitamos estava em exibição a exposição de Salvador Dalí (que ficará no museu até 25.03.2013) com um número bem grande de obras do artista (incluindo a exibição de alguns filmes). A exposição é sensacional!! Pra quem gosta do artista definitivamente é parada obrigatória na cidade.

Antes de ir pra Paris vale a pena checar quais exibições estão acontecendo no museu. Mas de qualquer forma, vale uma visita para os amantes de arte moderna, e até, para os apreciadores de arquitetura, pois o prédio que abriga o museu é bem interessante.

Passagem Gastronômica - Museu Pompidou - Roteiro em Paris Passagem Gastronômica - Museu Pompidou - Roteiro em Paris

3. Museu D’orsay

Eu particularmente adoro este museu! A arquitetura do prédio em si (que já foi uma estação ferroviária no passado) é de tirar o fôlego. O museu possui obras de Van Gogh, Monet, Degas, entre outros. Além das obras do acervo, o museu sempre conta com ótimas exposições temporárias (que podem ser encontradas no site do museu)

No dia em que fomos ele estava bem cheio. Ficamos na fila para comprar o bilhete um tempão (talvez seja por causa da chuva, mas imagino que o movimento seja grande na maioria dos dias). Então, pra quem conseguir se organizar pode ser interessante comprar o bilhete antes (mais informações neste link).

Além disso, vale falar que não é permitido entrar com mochila e guarda-chuva. Eles exigem que você deixei na “chapelaria” do local (que também tem uma baita fila). Assim, pra quem conseguir, vá ao museu sem itens grandes que necessitem ser guardados. Aliás, acredito que essa regra funcione para quase todos os museus da cidade.

4. Petit Palais

O prédio deste museu é deslumbrante. Desde a fachada até o mosaico do chão. A vantagem deste museu é que, diferente dos demais que mencionei aqui, a entrada é gratuita (algumas exibições são cobradas).

No entanto, não achamos que ele possua uma coleção muito vasta de obras. Por isso, se tivesse pouco tempo na cidade preferiria ir em outros museus além desse.

Esse é o fim das dicas de passeios em Paris. Falei que era pouquinho! Rsrs. Bom nos próximos posts vou falar sobre os restaurantes que fomos. Se alguém tiver mais dicas de Paris elas são muito bem vindas!

Passagem Gastronômica - Petit Palais - Roteiro em Paris

Deixar um Comentário